Caras e caros "Elementar, meu caro Nobel",
Amanhã há encontro às 11.40, junto à sala dos Profs. Depois rumamos para o Sol, que é onde se está melhor. Levamos sandes, águas e discutimos as traduções... Vamos a ver se ninguém falta, pois tenho mais propostas de trabalho: agora um conto colaborativo.
Até amanhã
fjr
1 comentário:
Caros Colegas,
publiquei recentemente um novo livro, intitulado Introdução à Escrita Criativa (Lisboa: Edições Colibri, 2009), baseado nos cursos que leccionei nas universidades de Aveiro, Varsóvia e Universidade Católica em Viseu.
Mais informações podem ser obtidas no sítio das Edições Colibri:
http://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=1277
onde também é possível encomendar o livro.
Da contracapa:
Neste livro, o meu principal objectivo foi registar técnicas e exercícios básicos para que um aprendiz de escritor, talentoso e com força de vontade, os possa experimentar, sozinho ou no contexto de uma oficina de Escrita Criativa. Para além disso, desejei apresentar material pedagógico útil a quem pretender leccionar com seriedade um curso, nesta área. Em termos estruturais, sigo uma linha lógica: debato o conceito de EC; menciono as qualidades necessárias a um escritor; sugiro algumas técnicas para desbloquear a inspiração; analiso a arquitectura do enredo; apresento conselhos para construir personagens realistas; dou dicas para escrever diálogos naturais; exploro formas de criar uma atmosfera num texto; especulo sobre o futuro da EC; etc.
(...) Resta dizer que a criação literária constitui uma área antiga e inesgotável. É previsível, pois, que a viagem por esse universo magnífico coincida com uma vida inteira de aprendizagem. Afinal, no dizer de Ernest Hemingway, a escrita é uma área onde todos somos aprendizes e ninguém pode afirmar que é mestre.
Um abraço,
João de Mancelos
Enviar um comentário