sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Apresentação Primeira

Olá a todos!

Parece que sou o primeiro a fazer esta apresentação! A minha decisão em fazer parte da Oficina de Escrita Criativa apareceu pela necessidade em desenvolver a escrita num duplo sentido. Em primeiro lugar para despertar em mim capacidades inventivas de criação e, por outro lado, na interpretação do real observado. A escrita consegue, na minha opinião, abrir portas bastante interessantes que têm de ser exploradas por nós. Ao escrever, aprendemos a intelectualizar sentimentos, a descrever o vivido e – entre outras caracteristicas várias – a aprender a ler de uma outra perspectiva!

Mas àparte desta introdução, chamo-me João Pais e ando no 12º ano da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo. Sou um apaixonado pela leitura e também gosto muito de escrever.

Dentro dos meus gostos literários, posso afirmar que sou bastante eclético. Gosto bastante de policiais, principalmente daqueles onde exploram em profundidade as personagens, no seu comportamento social e pessoal. Aprecio também alguns romances, apesar de terem de mostrar alguma audácia para me agradar, pois odeio aquelas histórias recheadas de “clichés”. Gosto muito de romances históricos, pois as pinceladas de verdade que de vez em quando nos apresentam, fazem-nos levar a determinadas épocas e criam em nós um sentimento de mais próximidade com a história em si. Também aprecio livros relacionados com temas filosóficos, mágicos e religiosos, sendo eu um estudante de religiões arcaicas, como o Paganismo.

É quase impossivel dizer todos os meus gostos literários, porque de facto leio livros de todas as categorias, basta entrar na Fnac ou na Bertrand (passa a publicidade).

Não gosto muito de ler livros na praia, pois em primeiro lugar não gosto desse local de massas e depois não aprecio muito ter um livro a estalar cheio de areia entre as folhas. O meu local favorito para ler é na sala ou no quarto! Apesar de ler um livro no exterior também ser agradável quando o tempo assim o permite.

O último livro que li foi o “Pequeno Amigo” da Donna Tartt.

Espero pelas próximas reuniões da Oficina, que decerto nos permitirão desenvolver esta ferramenta primórida que divide a pré-história da história, que é a escrita.

Um abraço,

João Pais

1 comentário:

Oficina de Escrita Criativa disse...

Este texto, muito bem escrito, só por si merece um grande abraço.
fjr